23/10/2023

Educação financeira: 24 cursos gratuitos sobre investimentos e finanças pessoais

As aulas são para quem quer aprender o beabá da gestão do dinheiro ou rever conceitos.
Quem quer aprender a investir e administrar melhor seu dinheiro para conquistar o equilíbrio financeiro não precisa sair de casa nem pagar caro. Na verdade, nem precisa pagar nada. Entidades como Banco Central, Ministério da Fazenda, B3, Anbima , além de universidades e instituições financeiras, oferecem diversos cursos de investimentos para iniciantes com certificado de conclusão em vários níveis de conhecimento, desde iniciante até o avançado.
Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente.
Assim, selecionamos 24 cursos sobre investimentos, finanças pessoais e educação financeira de nível básico. São ótimas opções para quem quer aprender sobre estes assuntos desde o princípio ou simplesmente rever os conceitos.


Anbima
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) disponibiliza uma plataforma com uma série de cursos de investimentos para iniciantes que atendem desde iniciantes até pessoas com conhecimentos avançados. Além disso, os cursos são gratuitos, 100% online, oferecem certificado de conclusão e estão disponíveis neste link.
Assim, uma boa maneira de começar é por esses três cursos:
    Dindim por Dindim
    Mercado financeiro de A a Z
    Fundamentos de Economia e Finanças


B3
O Hub de educação financeira da B3, a bolsa de valores do Brasil, tem mais de 500 cursos de investimentos para iniciantes, entre trilhas de conhecimento, cursos, workshops e e-books. Aqui, os cursos são divididos por temas e por nível de conhecimento. Todos os conteúdos, aliás, estão disponíveis gratuitamente neste link.
Recomendado para você:
Porém, neste mar de informações, destacamos estes cursos:
    Como organizar suas finanças
    O que você precisa saber para começar a investir
    Como economizar para investir
    Equilíbrio financeiro
    Quero ser um jovem investidor – Como começar
    Entenda o que é renda variável
    Iniciante no Mercado de Ações


Escola Virtual do Governo
Já a Escola Virtual do Governo oferece 561 cursos abertos sobre diversos temas. Os cursos são oferecidos por entidades como o Banco Central, Ministério da Fazenda ou secretaria do Tesouro Nacional, para citar exemplos. Aqui também os cursos são online e de curta duração, e podem ser realizados por qualquer pessoa. Assim, após a inscrição, é possível iniciar o curso imediatamente. Dentre os diversos cursos oferecidos, por exemplo, destacamos os seguintes:
    Gestão de Finanças Pessoais, do Banco Central
    Como investir no Tesouro Direto, da Secretaria do Tesouro Nacional
    Matemática Financeira, do Ministério da Fazenda


Íon Edu (Banco Itaú)
Por outro lado, a plataforma gratuita de educação para investidores Íon Edu, do banco Itaú, oferece diversas aulas em vídeo. Aqui, os conteúdos são divididos em módulos e as aulas são ministradas por especialistas do Itaú, Itaú Asset, Itaú BBA e de instituições parceiras, como a Kinea. A seguir, confira alguns cursos do Íon:
    4 passos para melhorar sua relação com o dinheiro
    “Socorro! Como começo a investir?”
    Como diversificar investimentos na prática


Fecap
Contudo, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) oferece o curso gratuito “Introdução ao Mercado de Ações” totalmente online, com duração de 8 horas/aula, e com emissão de certificado. Mas, para isso, é preciso obter a nota mínima.
    Introdução ao Mercado de Ações


Fundação Bradesco
A Escola Virtual, da Fundação Bradesco, é uma plataforma com diversos cursos em várias áreas, tanto para iniciantes quanto avançados, e também cursos de curta e média duração. Todos os cursos, portanto, são gratuitos e também têm certificado, após aprovação. Aqui vão dois cursos para quem está iniciando:
    Educação Financeira
    Matemática Financeira com o uso da HP 12C


FGV
A Fundação Getúlio Vargas oferece, por meio da FGV Online, uma série de cursos de investimentos gratuitos para iniciantes. Dentre eles, dois cursos de investimentos para iniciantes e três voltados às finanças pessoais. Além disso, os cursos também oferecem certificado para quem for aprovado.
    Como fazer investimentos 1
    Como fazer investimentos 2
    Como gastar conscientemente
    Como organizar o orçamento familiar
    Como planejar a aposentadoria   (Sophia Camargo - IF)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.