06/11/2023

Bem Estar e Qualidade de Vida: A influência da educação financeira

Desempenho e saúde financeira: a influência da educação financeira no meio corporativo. No atual mundo corporativo, as empresas enfrentam desafios contínuos para manter os colaboradores motivados e engajados. Um dos fatores que impactam diretamente o bem-estar e o desempenho dos funcionários é a saúde financeira.
Colaboradores sobrecarregados com preocupações financeiras tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade e estresse, o que pode prejudicar o sono, a capacidade de concentração no trabalho e o rendimento como um todo.
Pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia revelou que a principal causa de estresse entre os funcionários é a preocupação com dinheiro e as finanças. O problema pode levar ao desenvolvimento de condições de saúde mental, como depressão e ansiedade, afetando o desempenho e a satisfação no trabalho, além de provocar aumento do absenteísmo.
Do ponto de vista econômico, funcionários endividados impactam negativamente o desempenho financeiro de uma empresa. Levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento para a Indústria Financeira (IRF) constatou que colaboradores com problemas financeiros são mais propensos a buscar empréstimos com altas taxas de juros, o que pode resultar em maior inadimplência e menor estabilidade financeira.
Além disso, o endividamento dos funcionários pode causar o aumento na rotatividade, uma vez que preocupações levam à busca por oportunidades com melhores remunerações, mesmo que a diferença de rendimentos seja pequena. Alta rotatividade acarreta custos significativos para a empresa em termos de recrutamento, treinamento e integração.
Segundo o levantamento Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, feito pela Serasa, o país possui 71,45 milhões de brasileiros nessa situação, o que representa cerca de 43,78% da população. A mostra reflete as dificuldades financeiras das famílias brasileiras, que podem estar endividadas ou enfrentando desafios econômicos, fator que interfere fortemente em outras áreas da vida do trabalhador, como na saúde e bem-estar.
No cenário educacional brasileiro, uma lacuna significativa persiste quando se trata da educação financeira nas escolas. Infelizmente, a grande maioria das instituições de ensino básico do país não inclui de forma sistemática a educação financeira em seus currículos.
Isso significa que muitos jovens estudantes concluem o ensino médio sem uma base sólida de conhecimento financeiro, habilidade essencial para enfrentar os desafios financeiros do mundo contemporâneo. Além disso, muitos trabalhadores não têm acesso a serviços financeiros básicos, como poupança e conta corrente, o que torna o gerenciamento das finanças ainda mais difícil.
Investir em programas de educação financeira é uma ação que pode contribuir significativamente para o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Como forma de apoiar os que estão passando por um momento difícil em relação às finanças, a empresa pode implementar programas abrangentes de educação financeira, oferecendo workshops ministrados por especialistas, que podem ser funcionários da própria empresa.
Além disso, a organização também pode realizar ações pontuais de conscientização sobre a importância da educação financeira por meio de campanhas internas.
Outra forma de oferecer apoio aos funcionários que enfrentam o problema é criar fundos de emergência ou programas de assistência financeira nos quais colaboradores endividados possam recorrer em caso de extrema urgência.
Nesse sentido, é fundamental que as organizações adotem uma abordagem empática e sensível ao lidar com os desafios financeiros de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho que encoraje a comunicação aberta e a busca de ajuda, quando necessária.
Ao fazê-lo, as empresas não apenas aliviam o fardo dos funcionários, mas também fortalecem a cultura e o engajamento organizacional.  (Gabriel Rocha, Coordenador de Recursos Humanos na Roost - RH Pra Você)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.