INFORMATIVO RENTABILIDADE - AGOSTO 2025

Prezado participante,

Em agosto de 2025, a economia dos Estados Unidos apresentou um cenário de desaceleração no mercado de trabalho, com a criação de apenas 22 mil vagas de emprego fora do setor agrícola, significativamente abaixo das expectativas de 75 mil. A taxa de desemprego subiu para 4,3%. Essa fraqueza no mercado de trabalho, combinada com revisões negativas para dados anteriores, levantou preocupações sobre a estagflação e levou o presidente do Banco Central americano a sinalizar um possível corte nas taxas de juros na reunião de setembro.

Assim, as Bolsas dos EUA fecharam em alta, impulsionadas pela perspectiva de cortes de juros e resultados corporativos positivos. O S&P 500 subiu 1,91%, o Dow Jones 3,20% e o Nasdaq 100 0,85% em dólar. Contudo, a apreensão do mercado persiste devido aos efeitos incertos das tarifas e ao otimismo excessivo sobre o setor de Inteligência Artificial.

No Brasil, embora as tensões políticas com os EUA tenham se intensificado, com sanções contra membros do governo brasileiro, a atividade econômica e a inflação começaram a desacelerar, tornando as eleições de 2026 um fator importante para os mercados.

Após a forte queda em julho, causada pelas tarifas impostas pelo governo Trump, o IBOVESPA mostrou uma recuperação expressiva em agosto e registrou alta de 6,28%, no ano já se aproxima dos 18%. Esse movimento foi impulsionado pela expectativa de que o Federal Reserve iniciaria um novo ciclo de redução de juros já em setembro, o que gerou um efeito positivo nas bolsas ao redor do mundo.

Nos planos Financeiros, a Renda Fixa — que representa aproximadamente 95% do portfólio — teve valorização de 1,12% no período, impulsionada pelos demais ativos que chegaram a 1,20%, seguida pelas NTN-Bs, que renderam 0,95%. Já o segmento de Renda Variável apresentou retorno expressivo de 6,32% e levemente superior ao do IBOVESPA.

Como reflexo do bom desempenho dos ativos, o Plano Básico Financeiro registrou rentabilidade positiva de 1,39%. O Plano Suplementar Financeiro também apresentou resultado favorável, com alta de 1,35%. Já os planos vitalícios encerraram o período com retorno de 0,60%.

Se tiver dúvidas em relação ao seu plano de aposentadoria, não hesite em entrar em contato.

Atenciosamente,
Administração Fundambras
 

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.