11/02/2021

Bancos e bolsa fecham no carnaval apesar de suspensão das festas

Feriado bancário será mantido na segunda e terça-feira, e na quarta-feira em meio período.

Por conta da pandemia, a maior parte do Brasil suspendeu as festas e os pontos facultativos no carnaval deste ano, que acontece - ou deveria acontecer - de 15 a 17 de fevereiro. O feriado bancário, no entanto, foi mantido nessas datas. Com isso, agências bancárias e a bolsa de valores estarão fechados.

Na B3, a bolsa de valores brasileira, não haverá pregão nos dias 15 e 16, segunda e terça-feira de carnaval. No dia 17, quarta-feira de Cinzas, a negociação terá início às 13h.

Já as agências bancárias, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ficarão fechadas nos dias 15 e 16. No dia 17, o atendimento ao público começará às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

"Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento", informou a Febraban em nota.
Carnaval não é considerado feriado nacional, a não ser que haja leis municipais ou estaduais que oficializem a folga, e neste ano a festa foi cancelada para evitar aglomeração.

Como ficam as contas que vencem no carnaval?
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a Febraban sugere antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).   

(G1)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.